patrocinios

Comissão Organizadora

O Comissão de Coordenação Geral do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa conta com alguns nomes de destaque no campo da Educação Ambiental e de outros campos complementares esperando que possam ajudar a refletir e posicionar, politica e socialmente, este campo no espaço dos Países da CPLP e Galiza.

 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO GERAL DO CONGRESSO
 
Mami

Maria Miguel Estrela (Cabo Verde)
A sua área de estudo situa-se no universo das Ciências da Educação, a experiência profissional abarca vários campos desde a educação, a formação de adultos, até ao artesanato e desenvolvimento sociocomunitário com envolvimento em várias atividades de promoção do associativismo e do desenvolvimento local. É Professora na Faculdade de Educação e Desporto na Uni-CV, em Mindelo. As suas áreas de interesse incidem na educação, na promoção cultural, na preservação do ambiente e no ativismo social.

 

Mara

Mara Abu-Raya (Cabo Verde)
Bióloga Marinha. Mestre em Recursos Marinhos e Gestão Costeira. Actualmente docente na Universidade de Cabo Verde (desde 2006), Líder do projecto “EcoVila, uma abordagem para promover a resiliência sócio-ecológica de Cabo Verde”, financiado pelo programa Darwin Initiative e Coordenadora nacional do Projeto IMPLAMAC – avaliação de Microplásticos, financiado pelo programa MAC 2014-2020. Desempenhou funções de coordenadora do curso Biologia Marinha e Ciências Biológicas, Presidente e Diretora Científica da Casa da Ciência da Praia, Santiago.

 

Carmen Almada

Carmen Helena Almada (Cabo Verde)
Doutora em Gestão Costeira pela Universidad de Las Palmas de Gran Canarias (ULPGC) – Espanha, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil e Licenciatura em Ciências Biológicas, Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. Bióloga especialista em Botânica Marinha, com sólida experiência na área de Ficologia, tendo realizado várias pesquisas na Universidade de Gran Canarias (Espanha) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Actualmente, sua investigação está voltada ao estudo das algas e fanerógamas marinhas do Arquipélago de Cabo Verde, abordando os aspectos taxonómicos, ecológicos e de conservação.

 

Albertino Martins

Albertino Antunes Martins (Cabo Verde)
Licenciado em História, Mestre em Património e Desenvolvimento, docente da Universidade de Cabo Verde, foi Diretor da Escola de Formação de Professores do Instituto Universitário de Educação e atualmente, Vice-Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde. Foi entre 1995-2000, Formador Nacional do Projeto de Formação e Informação para o Ambiente, do Comité Inter-Estados para a Luta Contra a Seca no Sahel (CILSS).

 

Ludmila Tanaia

Ludmila Tanaia (Cabo Verde)
Licenciada em Engenharia Eletrotécnica percurso Telecomunicação e Eletrónica pela Universidade de Cabo Verde, onde exerce a função de Técnica (Serviços Técnicos) em São Vicente. Também colabora no Núcleo de Comunicação e Imagem  e no Núcleo de Apoio ao Ensino a Distância em São Vicente.

 

Olavo da Luz

Olavo da Luz (Cabo Verde)
Licenciado em Terapia Ocupacional pela UFSCar (SP, Brazil), Pós-graduado em Cinema e Audiovisual Pelo M_EIA (Cabo Verde), com formações profissionais em GRH – Gestão Estratégica de Recursos Humanos. É trabalhador autônomo, com um persurso profissional de 21 anos que inclui a clínica, a gestão de Recursos Humanos, a coordenação de projetos e equipas em setores de integração psicossocial e mudança comportamental, a consultoria/formação, a docência, a produção e realização  cinematográfica, entre outros. Na Comissão Organizadora ocupa a função de coordenador do secretariado.

 

Suzel Cruz

Suzel Cruz (Cabo Verde)
Licenciada em Relações Públicas, Pós-graduada em Assessoria e Consultoria de Comunicação e Marketing, Mestre em Turismo Património e Desenvolvimento. Professora e Coordenadora no curso de Relações Públicas e Secretariado Executivo da Escola de Negócios e Governação (Uni-CV). Coordenadora geral do Núcleo do Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV/Mindelo. Fundadora e Coordenadora do Grupo de Protocolo e Organização de Eventos da Escola de Negócios e Governação (GRUPOE-ENG). Fundadora e Consultora de Comunicação, Marketing e Relações Públicas no Mindel New Communications. Para mim, a comunicação é a “alma do negócio”.

 

Claudia Rodrigues

Cláudia Rodrigues (Cabo Verde)
Licenciada em Contabilidade e Administração, ramo Controlo Financeiro e Auditoria pelo ISCEE, contabilista certificada no OPACC – Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, desde de 2007. Colaboradora da Uni-CV deste de 2010, nos Serviços Administrativos e Financeiros (SAF) como técnica superior de Contabilidade e Gestão Financeira, atualmente Responsável pelo SAF no Campus de Mindelo e responsável pela execução financeira do Orçamento de Investimento da Uni-CV. Na Comissão Organizadora responsabiliza-se pela administração financeira.

 

Ilze Paria

Ilze Paris (Cabo Verde)
Doutoranda em Turismo  e Mestre em Administração e Controladoria. Na uniCV é docente para a área de Marketing e Logística desde 2015 e Coordenadora do Grupo Disciplinar de Economia, Gestão e Administração, desde 2020. Tem Experiência em investigação científica desde 2012 e interesse em atividades que envolvam pessoas e suas realidades socioculturais.  Na Comissão Organizadora responsabiliza-se particularmente pela preparação das atividades nas comunidades nas ilhas de S. Vicente e Santo Antão.

 

 

 COLABORES EXTERNOS À ORGANIZAÇÃO
 
Joaquim Pinto

Joaquim Ramos Pinto (Portugal)
Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido pela Universidade de Santiago de Compostela, onde frequenta a etapa de tese de doutoramento no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental. Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente. Coordenou várias jornadas e conferências de E.A. de âmbito nacional e regional, tendo publicado vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projetos e investigações que desenvolveu. É, atualmente, presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

Telma Fontes

Telma Fontes (Portugal)
Técnica Superior da Câmara Municipal de Leiria. Licenciada em Geografia - Especialização em Estudos Ambientais, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Educação Ambiental pelo ISLA Leiria. Trabalha na área da educação ambiental, desde 2002 na Câmara Municipal de Leiria. É, atualmente, Presidente da Assembleia Geral da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 

Ana Laranja

Ana Laranja (Portugal)
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade de Água e doutoranda em Ensino e Divulgação das ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É bolseira do CIIMAR/ CMIA de Vila do Conde onde coordena várias atividades/palestras de Educação Ambiental e Comunicação de Ciência. Coordena, realiza e dinamiza exposições de Ciência/Ambiente/Saúde. Promove diversas formações na área da Educação Ambiental, Análise de Águas e Comunicação de Ciência. Já coordenou diversos Estudos de Impacte Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Auditorias Ambiental e de Qualidade em Portugal e Angola.

 

Pedro Martins

Pedro Martins (Portugal)
Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto. Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela e o Istituto Zooprofilattico Sperimentale della Lombardia e Dell’Emilia Romagna. Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto. Deu aulas no ensino superior, no ensino secundário e ministrou formação de adultos na área da Educação Ambiental. Atualmente é Diretor da EPAMAC e investigador do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação. Desde 1999 é autor de manuais escolares e livros técnicos para professores.

 

Pablo Meira Cartea

Pablo Meira Cartea (Galiza)
Profesor Titular de Educación Ambiental (EA) na Universidade de Santiago de Compostela. Membro do Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental (SEPA).  A súa investigación céntrase no estudo das bases teóricas da EA, o deseño e avaliación de políticas públicas de EA, nas representacións sociais do cambio climático e na educación e comunicación fronte á emerxencia climática. Premio María Barbeito de Investigación Pedagóxica (2009). Director do Proxecto Resclima (www.resclima.info). Cofundador e expresidente da Sociedade Galega de Educación Ambiental. Promotor e integrante da Rede Lusófona de Educação Ambiental (https://redeluso.blogspot.com.es/) e da Rede de Pesquisadores Internacionais em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). Autor e coautor de máis de 250 publicacións en libros e revistas, entre as que destacan Educación Ambiental y desarrollo humano (2001), In Praise of Environmental Education (2005), Comunicar el Cambio Climático (2009), Climate Change, Education and Communication: A Critical Perspective on Obstacles and Resistences (2010), La sociedad ante el cambio climático. Conocimientos, valoraciones y comportamientos en la población española (2009, 2011 y 2013), Transition communities and the glass ceiling of environmental sustainability policies at three universities (2017), Climate literacy among university students in Mexico and Spain (2017), Climate Change and Education (2019).