Comissão Organizadora
O Comissão de Coordenação Geral do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa conta com alguns nomes de destaque no campo da Educação Ambiental e de outros campos complementares esperando que possam ajudar a refletir e posicionar, politica e socialmente, este campo no espaço dos Países da CPLP e Galiza.
Maria Miguel Estrela (Cabo Verde)
A sua área de estudo situa-se no universo das Ciências da Educação, a experiência profissional abarca vários campos desde a educação, a formação de adultos, até ao artesanato e desenvolvimento sociocomunitário com envolvimento em várias atividades de promoção do associativismo e do desenvolvimento local. É Professora na Faculdade de Educação e Desporto na Uni-CV, em Mindelo. As suas áreas de interesse incidem na educação, na promoção cultural, na preservação do ambiente e no ativismo social.
Mara Abu-Raya (Cabo Verde)
Bióloga Marinha. Mestre em Recursos Marinhos e Gestão Costeira. Actualmente docente na Universidade de Cabo Verde (desde 2006), Líder do projecto “EcoVila, uma abordagem para promover a resiliência sócio-ecológica de Cabo Verde”, financiado pelo programa Darwin Initiative e Coordenadora nacional do Projeto IMPLAMAC – avaliação de Microplásticos, financiado pelo programa MAC 2014-2020. Desempenhou funções de coordenadora do curso Biologia Marinha e Ciências Biológicas, Presidente e Diretora Científica da Casa da Ciência da Praia, Santiago.
Carmen Helena Almada (Cabo Verde)
Doutora em Gestão Costeira pela Universidad de Las Palmas de Gran Canarias (ULPGC) – Espanha, Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil e Licenciatura em Ciências Biológicas, Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde. Bióloga especialista em Botânica Marinha, com sólida experiência na área de Ficologia, tendo realizado várias pesquisas na Universidade de Gran Canarias (Espanha) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Actualmente, sua investigação está voltada ao estudo das algas e fanerógamas marinhas do Arquipélago de Cabo Verde, abordando os aspectos taxonómicos, ecológicos e de conservação.
Albertino Antunes Martins (Cabo Verde)
Licenciado em História, Mestre em Património e Desenvolvimento, docente da Universidade de Cabo Verde, foi Diretor da Escola de Formação de Professores do Instituto Universitário de Educação e atualmente, Vice-Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde. Foi entre 1995-2000, Formador Nacional do Projeto de Formação e Informação para o Ambiente, do Comité Inter-Estados para a Luta Contra a Seca no Sahel (CILSS).
Ludmila Tanaia (Cabo Verde)
Licenciada em Engenharia Eletrotécnica percurso Telecomunicação e Eletrónica pela Universidade de Cabo Verde, onde exerce a função de Técnica (Serviços Técnicos) em São Vicente. Também colabora no Núcleo de Comunicação e Imagem e no Núcleo de Apoio ao Ensino a Distância em São Vicente.
Olavo da Luz (Cabo Verde)
Licenciado em Terapia Ocupacional pela UFSCar (SP, Brazil), Pós-graduado em Cinema e Audiovisual Pelo M_EIA (Cabo Verde), com formações profissionais em GRH – Gestão Estratégica de Recursos Humanos. É trabalhador autônomo, com um persurso profissional de 21 anos que inclui a clínica, a gestão de Recursos Humanos, a coordenação de projetos e equipas em setores de integração psicossocial e mudança comportamental, a consultoria/formação, a docência, a produção e realização cinematográfica, entre outros. Na Comissão Organizadora ocupa a função de coordenador do secretariado.
Suzel Cruz (Cabo Verde)
Licenciada em Relações Públicas, Pós-graduada em Assessoria e Consultoria de Comunicação e Marketing, Mestre em Turismo Património e Desenvolvimento. Professora e Coordenadora no curso de Relações Públicas e Secretariado Executivo da Escola de Negócios e Governação (Uni-CV). Coordenadora geral do Núcleo do Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV/Mindelo. Fundadora e Coordenadora do Grupo de Protocolo e Organização de Eventos da Escola de Negócios e Governação (GRUPOE-ENG). Fundadora e Consultora de Comunicação, Marketing e Relações Públicas no Mindel New Communications. Para mim, a comunicação é a “alma do negócio”.
Cláudia Rodrigues (Cabo Verde)
Licenciada em Contabilidade e Administração, ramo Controlo Financeiro e Auditoria pelo ISCEE, contabilista certificada no OPACC – Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, desde de 2007. Colaboradora da Uni-CV deste de 2010, nos Serviços Administrativos e Financeiros (SAF) como técnica superior de Contabilidade e Gestão Financeira, atualmente Responsável pelo SAF no Campus de Mindelo e responsável pela execução financeira do Orçamento de Investimento da Uni-CV. Na Comissão Organizadora responsabiliza-se pela administração financeira.
Ilze Paris (Cabo Verde)
Doutoranda em Turismo e Mestre em Administração e Controladoria. Na uniCV é docente para a área de Marketing e Logística desde 2015 e Coordenadora do Grupo Disciplinar de Economia, Gestão e Administração, desde 2020. Tem Experiência em investigação científica desde 2012 e interesse em atividades que envolvam pessoas e suas realidades socioculturais. Na Comissão Organizadora responsabiliza-se particularmente pela preparação das atividades nas comunidades nas ilhas de S. Vicente e Santo Antão.
Joaquim Ramos Pinto (Portugal)
Licenciado em Educação do Ensino Básico pela Universidade de Aveiro; Diploma de Estudos Avançados obtido pela Universidade de Santiago de Compostela, onde frequenta a etapa de tese de doutoramento no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Educação Ambiental. Professor em mobilidade ao abrigo do protocolo entre o Ministério da Educação e Ministério do Ambiente. Coordenou várias jornadas e conferências de E.A. de âmbito nacional e regional, tendo publicado vários artigos em revistas e jornais no âmbito de projetos e investigações que desenvolveu. É, atualmente, presidente da Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
Telma Fontes (Portugal)
Técnica Superior da Câmara Municipal de Leiria. Licenciada em Geografia - Especialização em Estudos Ambientais, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Educação Ambiental pelo ISLA Leiria. Trabalha na área da educação ambiental, desde 2002 na Câmara Municipal de Leiria. É, atualmente, Presidente da Assembleia Geral da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
Ana Laranja (Portugal)
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade de Água e doutoranda em Ensino e Divulgação das ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É bolseira do CIIMAR/ CMIA de Vila do Conde onde coordena várias atividades/palestras de Educação Ambiental e Comunicação de Ciência. Coordena, realiza e dinamiza exposições de Ciência/Ambiente/Saúde. Promove diversas formações na área da Educação Ambiental, Análise de Águas e Comunicação de Ciência. Já coordenou diversos Estudos de Impacte Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Auditorias Ambiental e de Qualidade em Portugal e Angola.
Pedro Martins (Portugal)
Licenciado em Biologia pela Universidade do Porto. Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, em colaboração com a Universidade de Santiago de Compostela e o Istituto Zooprofilattico Sperimentale della Lombardia e Dell’Emilia Romagna. Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico do Porto. Deu aulas no ensino superior, no ensino secundário e ministrou formação de adultos na área da Educação Ambiental. Atualmente é Diretor da EPAMAC e investigador do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação. Desde 1999 é autor de manuais escolares e livros técnicos para professores.
Pablo Meira Cartea (Galiza)
Profesor Titular de Educación Ambiental (EA) na Universidade de Santiago de Compostela. Membro do Grupo de Investigación en Pedagoxía Social e Educación Ambiental (SEPA). A súa investigación céntrase no estudo das bases teóricas da EA, o deseño e avaliación de políticas públicas de EA, nas representacións sociais do cambio climático e na educación e comunicación fronte á emerxencia climática. Premio María Barbeito de Investigación Pedagóxica (2009). Director do Proxecto Resclima (www.resclima.info). Cofundador e expresidente da Sociedade Galega de Educación Ambiental. Promotor e integrante da Rede Lusófona de Educação Ambiental (https://redeluso.blogspot.com.es/) e da Rede de Pesquisadores Internacionais em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA). Autor e coautor de máis de 250 publicacións en libros e revistas, entre as que destacan Educación Ambiental y desarrollo humano (2001), In Praise of Environmental Education (2005), Comunicar el Cambio Climático (2009), Climate Change, Education and Communication: A Critical Perspective on Obstacles and Resistences (2010), La sociedad ante el cambio climático. Conocimientos, valoraciones y comportamientos en la población española (2009, 2011 y 2013), Transition communities and the glass ceiling of environmental sustainability policies at three universities (2017), Climate literacy among university students in Mexico and Spain (2017), Climate Change and Education (2019).