patrocinios

Rumo ao VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

banner noticia1

 

Representantes da Coordenação de organização do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, estiveram em Manaus-AM, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2023, para reuniões e visitas técnicas. Os encontros marcaram o início da preparação das ações que serão adotadas no Congresso, que acontecerá entre 21 a 25 de julho de 2025.


A visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) inaugurou as atividades, proporcionando um ambiente propício para articulações e identificação dos espaços. Na sequência, foi realizada uma reunião com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/AM). Nesse encontro, uma série de informes relevantes foram compartilhados e de pactuações com as instituições que compõem a comissão.

 

     

Sobre a organização do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, cada instituição presente contribuiu com sugestões para a realização do evento, enfatizando a necessidade de envolver atores locais e promover um processo formativo inclusivo. Destacou-se ainda a proposta de apresentar a cultura local durante o congresso.

 


Na continuidade, os participantes visitaram o Centro de Mídias de Educação do Amazonas e realizaram uma reunião com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), fortalecendo parcerias fundamentais para a disseminação do evento na região.

 

Picture5


A programação incluiu ainda uma reunião de Secretarias Municipais de Meio Ambiente do estado do Amazonas e uma conversa com o Secretário de Meio Ambiente do AM. Foram traçados planos para engajar os municípios na promoção da educação ambiental e preparar o terreno para a realização do congresso. Além das reuniões, a delegação realizou visitas estratégicas ao Centro de Convenções do Amazonas, à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e ao Centro Cultural dos Povos da Amazônia, explorando espaços potenciais para futuras atividades educacionais e de sensibilização ambiental.

 

Picture6


Essa série de atividades não apenas fortaleceu a cooperação entre os envolvidos na preservação ambiental, mas também estabeleceu bases sólidas para futuras ações colaborativas em prol do meio ambiente e das comunidades amazônicas.