A página está carregando... :)

Cancelar carregamento :(

Imprensa pode solicitar credenciamento para cobertura do Congresso Internacional de Educação Ambiental

11 julho, 2025 Hendryo André Comments Off

Jornalistas e profissionais de comunicação têm até 18 de julho para solicitar credenciamento; evento prevê espaço de coletiva de imprensa com ministra Marina Silva e autoridades da lusofonia

Está aberto o credenciamento para jornalistas que desejam cobrir o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, evento integrante da agenda da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), e que será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, na Fundação Matias Machline, em Manaus (AM). O prazo para envio das solicitações termina em 18 de julho, e os pedidos devem ser feitos por meio de formulário online.

O credenciamento é gratuito e garante acesso a espaços reservados para a imprensa, materiais de apoio e a possibilidade de agendamento de entrevistas com autoridades, convidados(as) e participantes do evento. Estão aptos a se credenciar jornalistas profissionais, comunicadores em geral e também estudantes de jornalismo.

Além da cobertura presencial, os profissionais que atuam remotamente podem solicitar o envio de releases, fotos oficiais, vídeos e materiais para cobertura a distância.

A confirmação do credenciamento será enviada por e-mail, com orientações sobre a retirada do crachá, funcionamento da sala de imprensa, e detalhes sobre o acesso à programação.

Sobre o evento e destaques para a imprensa

O VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é considerado o maior encontro de educação ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa. Reunirá 1,6 mil participantes de 10 países, com representações de governos, universidades, comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Com o tema “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”, a programação conta com:

Entre os destaques da cobertura jornalística, estão:

Coletiva de imprensa com autoridades

21 de julho (segunda-feira), das 17h00 às 18h00, Fundação Matias Machline
Com participação da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva (Brasil), representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ministros de países lusófonos e lideranças da Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso).

Conferência de abertura

22 de julho, às 8h00 às 10h00, Fundação Matias Machline
Tema: Educação ambiental e ação local: respostas às emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver
Conferecista
: Marina Silva, miinistra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima. Liderança em políticas ambientais, com ênfase no combate às mudanças climáticas. Atua globalmente em questões de meio ambiente e justiça climática

Conferência de encerramento

25 de julho, às 16h00
Tema: Capitalismo terminal, ecofascismo, apoio mútuo solidário e construção de sociedades desde abaixo
Conferecista: Carlos Taibo, professor emérito de Ciência Política na Universidade Autónoma de Madri. Especialista em colapso ecológico e movimentos sociais, analisa desafios políticos e econômicos, com foco em alternativas ao modelo de desenvolvimento

A sala de imprensa funcionará diariamente com estrutura de apoio, acesso à internet, informações atualizadas da programação, e uma equipe da Assessoria de Comunicação disponível para atendimento à mídia.


Dúvidas e mais informações

– Credenciamento em: https://forms.gle/ENvr4V7VDWeKcYM96
Telefone/WhatsApp e e-email: (41) 99700-7652 (Hendryo André – hendryoandre@gmail.com)
Sala de imprensa: Fundação Matias Machline (a definir)
Horário de funcionamento: 8h00 às 20h00 (21 a 25/07)