A página está carregando... :)

Cancelar carregamento :(

Congresso encerra inscrições para ouvintes após atingir 1,6 mil participantes confirmados

30 junho, 2025 Hendryo André Comments Off

Encerramento antecipado foi definido por critérios de logística, segurança e qualidade do acolhimento aos inscritos

A organização do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que será realizado de 21 a 25 de julho de 2025, em Manaus (AM), anunciou o encerramento imediato das inscrições para ouvintes.

A decisão foi tomada após o evento ultrapassar a marca de 1,6 mil participantes inscritos, número que supera as projeções iniciais. Segundo a comissão organizadora, a medida busca garantir a qualidade do acolhimento, a segurança coletiva e a eficiência logística na execução da programação presencial, que inclui painéis, oficinas, minicursos, conferências, atividades culturais e visitas comunitárias.

“É uma alegria enorme ver a adesão de tantas pessoas de diferentes países e regiões, interessadas em dialogar sobre educação ambiental e justiça climática. Para que possamos manter o compromisso com uma experiência formativa segura, inclusiva e bem organizada, decidimos encerrar as inscrições por responsabilidade e respeito ao público”, afirma Marília Torales, uma das coordenadoras gerais do evento.

Um encontro internacional de grande alcance

VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa será realizado em Manaus, de 21 a 25 de julho de 2025, com o tema Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver.

O evento reunirá 1,6 mil congressistas de 10 países e conta com a participação de nomes como a ministra Marina Silva (na abertura) e o pesquisador Carlos Taibo (no encerramento), além de representantes de comunidades tradicionais, instituições acadêmicas e órgãos públicos. A programação preliminar pode ser acessada aqui.

A iniciativa é organizada pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Ministério da Educação, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Manaus (Sema).

O evento tem apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (Ceapp), Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Lixo Zero Brasil, Itaipu Binacional, República Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Fundação Matias Macline e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
(CPLP).