Congressistas participam nesta quinta de visitas comunitárias e devem se atentar aos locais de saída
Atividades de convivência e aprendizagem ocorrem em territórios da Amazônia; transporte sairá pontualmente dos pontos informados pela organização
Os participantes do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa realizam nesta quinta-feira (24) as atividades de convivência e aprendizagem com comunidades locais. As visitas ocorrerão em 16 diferentes territórios da Amazônia, proporcionando experiências formativas com base territorial, diálogo intercultural e contato direto com a sociobiodiversidade da região.
Para garantir o bom andamento da programação, a Comissão Organizadora reforça que o transporte será feito em horários previamente definidos e que ônibus e embarcações sairão pontualmente. Os congressistas devem se dirigir com antecedência aos pontos de encontro indicados no documento anexado no final desta mensagem. Somente pessoas devidamente inscritas para as visitas poderão embarcar.
A ação integra a programação oficial do evento e representa uma imersão prática nas realidades e saberes de comunidades indígenas, ribeirinhas, urbanas e instituições da região. Dicas importantes para os participantes:
- Chegue com antecedência ao local de saída indicado;
- Leve documentos pessoais e crachá de identificação;
- Use roupas leves, sapatos confortáveis e protetor solar;
- Leve garrafa de água e itens pessoais de higiene;
- Respeite os horários e as orientações das equipes de apoio.
As experiências envolvem espaços como o Museu da Amazônia, o Bosque da Ciência, reservas biológicas, centros comunitários, terreiros, áreas de manejo florestal e assentamentos com práticas sustentáveis.
A lista completa de atividades confirmadas e instruções práticas está disponível no arquivo de orientações fornecido aos participantes.