
Participantes têm até 6 de julho para se inscrever como ouvinte no maior encontro lusófono de educação ambiental
Congresso reunirá representantes de dez países em Manaus (AM), entre os dias 21 e 25 de julho, com quase 1,5 mil participantes já confirmados
Termina no dia 6 de julho, o período de inscrições de ouvintes para o VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que será realizado entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, em Manaus (AM).
O evento reunirá cerca de 1,5 mil participantes de dez países lusófonos, incluindo representantes de universidades, escolas, movimentos sociais, comunidades tradicionais, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que atuam na área da educação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.
As inscrições seguem abertas para ouvintes, com acesso garantido a todas as atividades presenciais: painéis internacionais, conferências, oficinas, minicursos, lançamentos de livros e materiais didáticos, Diálogos e Visitas Comunitárias e atividades culturais. A taxa de inscrição varia de acordo com a categoria e pode ser consultada aqui.
Programação e participação internacional
Com o tema Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver, o congresso contará com a presença da ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva (Brasil), na conferência de abertura e encerramento com o pesquisador e professor espanhol Carlos Taibo.
A programação inclui ainda 15 eventos integrados, quase 70 atividades formativas, apresentações de trabalhos científicos digitais, além de momentos dedicados à sociobiodiversidade amazônica e ao fortalecimento da cooperação internacional entre os países de língua portuguesa.
Congresso
A iniciativa é organizada pela Rede Lusófona de Educação Ambiental (RedeLuso), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Ministério da Educação, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Manaus (Sema).
O evento tem apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (Ceapp), Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Lixo Zero Brasil, Itaipu Binacional, República Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Fundação Matias Macline e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
(CPLP).
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Plataforma Even3.