terça, 07 de abril de 2020

A Região

Cabo Verde

A meio do Atlântico, muito perto da costa ocidental africana, emergem 10 ilhas, o arquipélago de Cabo Verde, que totaliza uma superfície de 4033 km2. Terras que Ptolomeu na sua famosa cosmografia nunca deu conta e por isso, ignoradas no mundo antigo, até serem encontradas por aventureiros navegadores portugueses, na segunda metade do séc. XV, durante as expedições organizadas pela coroa portuguesa na busca do caminho marítimo para a Índia.  

Não se sabe ao certo, quem foi o autor da descoberta das ilhas. Oficialmente, aponta-se António da Noli, navegador genovês ao serviço de Portugal, como sendo o descobridor do grupo das ilhas orientais em 1460 e Diogo Afonso para o grupo das ilhas do ocidente em 1462.

Colónia de Portugal por cerca de 500 anos, as ilhas entram para o contexto dos estados livres com a independência proclamada a 05 de julho de 1975, após um período de luta armada despoletada na Guiné, pelo PAIGC contra o regime colonial da metrópole Portuguesa.

Cabo Verde é um país de paz e democracia, liberdade religiosa, ilhas com paisagens surpreendentes e gentes afáveis. Possui uma cultura diversificada, com grandes criadores nas diversas vertentes, destacando-se a música, em que o género mais antigo e cantado, a Morna, é Património Imaterial da UNESCO desde 11 de dezembro de 2019, celebrizada internacionalmente pela Cesária Évora.

O Arquipélago de Cabo Verde, receberá este VI Congresso nas ilhas de São Vicente e de Santo Antão, organizado pela Uni-CV e seus parceiros.

 

Mapa Cabo Verde - Local do congresso [São Vicente e Santo Antão]

karte regionen kap verde

Fonte: https://mapasblog.blogspot.com/2012/12/mapas-de-praia-cabo-verde.html

 

São Vicente

Mindelo, cidade nascida do mar, é espaço cosmopolita desde a sua origem. A ilha e a cidade porto brotaram para a história na segunda metade do séc. XIX graças à sua majestosa baía de águas tranquilas, situada na cratera de um vulcão extinto. Descoberta a 22 de janeiro de 1462 pelo navegador português Diogo Afonso, São Vicente é a segunda ilha do arquipélago na tradicional organização geográfica das ilhas no mapa. É relativamente pequena, com apenas 227 km2, apresenta uma paisagem natural praticamente despida de vegetação, dado por um lado, à natureza vulcânica e, por outro, ao regime pluviométrico extremamente exíguo, com chuvas raríssimas. 

Grande parte da população de São Vicente tem origem na vizinha ilha de Santo Antão. De resto, as duas ilhas vivem eternamente num diálogo cara a cara, mediado pelo Ilhéu dos Pássaros, que a meio caminho as vigia atentamente e pelo mar que as une.

Santo Antão

É a primeira ilha de Cabo Verde e a segunda em superfície, com 779 km². Geograficamente é a mais setentrional e ocidental do arquipélago, logo, a mais afastada do continente africano.  Conhecida pelos encantadores vales, escarpas e majestosas montanhas é uma ilha de contrastes, com desertos e exuberância de verde nos vales, resultante de muitas zonas de microclimas dado a altitude e seca persistente. Esta dualidade paisagística confere à ilha uma beleza extraordinária, aliada às suas gentes muito amáveis.

A ilha foi descoberta a 17 de janeiro de 1462 por Diogo Afonso e tal como São Vicente, o nome advém do santo do dia celebrado no calendário cristão.

Com as suas áreas protegidas e parques naturais é um importante recurso para este Congresso.

A marca indelével de Santo Antão na História da Humanidade é o facto de ser o ponto, a partir do qual, por bula papal, se dividiu o mundo em dois hemisférios, através do célebre Tratado de Tordesilhas, assinado a 7 de junho de 1494, entre Portugal e o Reino de Castela, que definia uma linha imaginária 370 léguas (1770 km) a oeste de Tarrafal de Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, em que as terras a oriente dessa linha pertenciam a Portugal e as a ocidente ao reino de Castela.

As ilhas são cenários privilegiados para refletir sobre a capacidade de adaptação humana quando os limites biofísicos são evidentes e para definirmos rumos novos para a nossa existência e sustentabilidade do planeta.

 

Visite mais em: https://www.guiadecaboverde.cv/?lang=pt e https://www.turismo.cv/pt_PT/

 

 

 

Boletim Informativo

Agenda

April 2020
S M T W T F S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2