quinta, 20 de setembro de 2018

Comissão de Coordenação Áreas de Trabalho

A Comissão de Coordenação de Áreas de Trabalho do IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é composta pelos seguintes representantes:

 

 

1 - Café com Poster

 Mário Acácio
Mário Oliveira (Portugal) | IPL-ESECS
Professor Adjunto da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, instituição onde leciona a unidade curricular “Educação Ambiental” e realiza atividade de investigação subordinada à “História do Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental”.É doutorando em Educação Ambiental, mestre em Mineralurgia e Planeamento Mineiro e licenciado em Geologia. Possui o título de especialista em Proteção do Ambiente – Educação Ambiental. De há mais de duas décadas à presente data, na qualidade de docente, técnico superior do Ministério do Ambiente ou voluntário em ONGA (Organizações não Governamentais de Ambiente), tem coordenado/implementado um vasto conjunto iniciativas e projetos de Educação Ambiental, nacionais e internacionais. É autor e coautor de artigos científicos, livros e documentação de natureza pedagógico-ambiental. É Presidente da Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, ONGA a que pertence há mais de duas décadas, e representante das ONGA em diversos organismos públicos de âmbito local e regional.
 
 carlos ribeiro
Carlos Ribeiro (Portugal) | Laboratório da Paisagem
Licenciado em Biologia Aplicada, Mestre em Genética Molecular e Doutorado em Ciências Biomédicas. Investigador com uma dezena de artigos publicados em revistas internacionais com revisão por pares e diversas comunicações orais em congressos nacionais e internacionais. Após um período da carreira dedicado à investigação de base na área da Biologia e Ciências Biomédicas, é desde final de 2015, diretor executivo e coordenador científico do Laboratório da Paisagem de Guimarães, numa instituição que se dedica à educação para a sustentabilidade e investigação & desenvolvimento na mesma área, nomeadamente nas áreas da Ecologia, Hidráulica, Geografia e Ambiente Urbano. O Laboratório da Paisagem de Guimarães é uma instituição que resulta da relação tripartida entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, procurando ser promotora de projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território e indutora de novas políticas ambientais.
2Fátima Tchuma Camará

Fátima Tchuma Camará (Guiné-Bissau)

Master of Science (MSc) in Comunication, Culture and Information Technology pelo ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, cuja Dissertação é “Papel das Rádios Comunitárias na Construção da Cidadania: Caso da Rádio Voz de Quelélé na Guiné-Bissau”; Directora de programa da Rádio Nacional e correspondente da RDP/África e Voz de Alemanha; Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau, SINJOTECS.

 

Eulália Alexandre 

 

 milene matos

Milene Matos (Portugal)

Licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro (UA) e tem formação complementar em ilustração científica, educação ambiental, ecologia florestal, planos de gestão florestal, gestão florestal sustentável (University of Wageningen), Comunicação de Ciência (University of the West of England), Ciências da Comunicação (University of Amsterdam) e Marketing (IMF International Business School). Tem mais de uma década de experiência em monitorização e gestão de vida selvagem, enquanto investigadora na Universidade de Aveiro, mas também em Comunicação de Ciência. É responsável por diversos projetos educativos para o grande público, tendo o seu trabalho de envolvimento social na conservação da natureza sido premiado nacional e internacionalmente. Fundadora e gestora da Associação BioLiving. Atualmente coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental no Município de Lousada. CV completo em www.milenematos.com

 

 

2 - Apresentação de Livros

Olga Santos
Olga Santos (Portugal) 
 

Professor Adjunto em regime de exclusividade na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. A redigir tese para obtenção do título de Mestre em Educação Ambiental. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área da Educação Especial e das Ciências da natureza. Participou em vários projetos nacionais e internacionais. Várias publicações na área da Educação Especial e Educação Ambiental.

Mami estrela

Mami Estrela (Cabo Verde) 

Docente na Universidade de Cabo Verde, faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, na ilha de S. Vicente.  Fez os estudos universitários em Lisboa e no Rio de Janeiro, na área das Ciências de Educação e o Master in Business Administration  no INDEG – ISCTE. Frequenta, em fase de tese, o programa doutoral em Ciências da Educação na FPCE da Universidade do Porto.Tem colaborado com a ONG Atelier Mar em inúmeros projectos de Desenvolvimento Sociocomunitário e de Educação, com temáticas ambientais e de economia solidária, procurando a valorização de recursos endógenos e promoção de mudanças sociais positivas.

Sumba Nansil

Sumba Nansil (Guiné-Bissau)

Exerce funções como Jornalista Formador, Editor-chefe da rádio Capital FM e Corresponde da agência E-global.

Peter Paiva Pitrez

Peter Paiva Pitrez (Portugal)

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, Pós–Graduado em Estratégias e Negociações Internacionais pela Universidade de Brasília, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais e Doutor em Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa. No Brasil trabalhou na ONG United Nations Trade Point de Brasília, prestou assessoria internacional na Câmara de Comércio Exterior do MDIC e foi Consultor internacional da Agência Nacional de Transporte Aquaviário. Em Portugal prestou consultadoria para o então Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território, na área da cooperação internacional, com especial destaque nos domínios da biodiversidade e conservação da natureza, biossegurança e desertificação. Atualmente é técnico superior da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente.

  

3 - Mesas Redondas

carla sofia ferreira Carla Sofia Ferreira (Portugal)
 
Licenciada em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico desde 1997; Mestre em Educação Especial. Tem experiência de trabalho em ONG´s, como o ICE – Instituto da Comunidades Educativas e a ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, na conceção e gestão de projectos, palestrante e como formadora de professores. Integrou a Comissão Organizadora das XXII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental e foi membro da Comissão de Coordenação da Área de Trabalho “Mesas Redondas” no IV Congresso Lusófono de Educação Ambiental. Actualmente é Professora no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em Viseu, vice coordenadora do núcleo da ASPEA em Viseu e blogger de Viagens.
Fotografia MJC

Maria João Correia (Portugal)

Bióloga, investigadora, educadora, formadora e consultora no âmbito da sustentabilidade ambiental. Membro da Direcção Nacional da ASPEA e Coordenadora do Núcleo de Lisboa da ASPEA. Desenvolve actualmente a dissertação de doutoramento no domínio científico das Ciências do Mar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com enfoque na gestão dos recursos marinhos.  Coordena e participa em projectos de educação ambiental, ciência cidadã e comunicação de ciência, em ONGs, Câmaras Municipais e Centros de Investigação, e é formadora na área da Educação Ambiental, Ciências Biológicas e Ambiente.

ana laranja

Ana Laranja (Portugal)

Licenciatura em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade de Água e doutoranda em Ensino e Divulgação das ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Coordena várias atividades de Educação Ambiental, coordena e realiza exposições de ciência, formações na área da educação ambiental, águas e comunicação de ciência. Já coordenou diversos Estudos de Impacte Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Auditorias Ambiental e de Qualidade.

Barbosa Bardeira

Barbosa Bandeira (Guiné-Bissau)

Curso de Jornalismo e Comunicação; Director do Gabinete de Informação, Documentação e Educação Ambiental / Ministério do Ambiente.

 

4 - Minicursos

leonel pires Leonel Pires (Portugal)
 

Licenciado em Professores do Ensino Básico – 2º Ciclo, variante de Educação Física desde 2000; Mestre em Educação Especial. Tem experiência de trabalho em ONG´s, como o ICE – Instituto da Comunidades Educativas, na conceção e gestão de projectos, palestrante e como formador de professores. Actualmente é Professor no Agrupamento de Escolas Grão Vasco em Viseu.

 

Telma Fontes

Telma Fontes (Portugal)

Técnica Superior da Câmara Municipal de Leiria. Licenciada em Geografia - Especialização em Estudos Ambientais, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Educação Ambiental pelo ISLA Leiria. Trabalha na área da educação ambiental, desde 2002 na Câmara Municipal de Leiria. É, atualmente, vice-presidente da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental.

 Miguel de Barros2018

Miguel de Barros (Guiné-Bissau) 

Sociólogo especializado na área do planeamento e investigador. Desde 2012 desempenha as funções de diretor executivo da ONG ambientalista Tiniguena, preside o Comitê Nacional dos membros da UICN e é co-fundador do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral – CESAC, do qual é coordenador da Célula de Pesquisa sobre História, Antropologia e Sociologia.É autor de vários livros, entre os quais A Sociedade Civil e o Estado na Guiné-Bissau: dinâmicas desafios e perspetivas (2015), Media freedom and right to information in Africa (2015), em co-autoria com L. Bussotti T. Gratz, O Impacto do Voluntariado na Guiné-Bissau (2014), Sociedade Civil, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (2014) em co-autoria com C. Carvalho, A Participação das Mulheres na Política e na Tomada de Decisão na Guiné-Bissau: da consciência, perceção à prática política (2013), em co-autoria com Odete Semedo, e coordenou a edição da Revista Guineense de Ciências Sociais Soronda Juventude e Transformações Sociais na Guiné-Bissau (2015).

 

Augusto Serrano

 

 

 

 

 

 

Boletim Informativo

Agenda

September 2018
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6