terça, 04 de agosto de 2020

Comissão de Coordenação Áreas de Trabalho

A Comissão de Coordenação de Áreas de Trabalho do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é composta pelos seguintes representantes:

 

 

1 - Oficinas

Olga Santos

Olga Pinto Santos (Portugal) 

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca. Mestre em Educação Ambiental. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área da Educação Especial e das Ciências da natureza. Participou em vários projetos nacionais e internacionais; Várias publicações na área da Educação Especial e Educação Ambiental.

Manuel fortes CART

Manuel Lima Fortes (Cabo Verde)

Nasceu em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde em 1972. Coordenador Nacional da Educação Artística da UNICV-Faed – Universidade de Cabo Verde – Faculdade de Educação e Desporto. Professor Auxiliar na Escola de Formação de Professores do Mindelo. Curso de Tecelagem, Tapeçaria, Desenho e Batik pelo CNA – Centro Nacional de Artesanato. Curso de professores do Ensino Básico pelo IP – Instituto Pedagógico. Curso de Professores de Artes Visuais do M_EIA – Mindelo Escola Internacional de Arte. Mestrado em Educação Artística pelo IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Doutorando em Educação Artística pela FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ex Diretor do CNAD – Centro Nacional do Artesanato e Design e autor do Livro Artesãos de Santo Antão.

antonio tavares CAT

António Tavares (Cabo Verde)

Bailarino-Coreógrafo. Dirigiu várias Oficinas de Movimento para Formação de Professores de Ensino Primário, Sector de Arte e Comunicação na Universidade de Aveiro e desenvolveu vários seminários sobre processos criativos em Portugal e Cabo Verde. Tem projetos artísticos criados e apresentados em vários países e atualmente é Diretor Artístico Do CCM Centro Cultural do Mindelo.

 

 

2 - Mesas de Diálogo

KYLyan CAT
Kylyan Pérez (Galiza) 
 
Graduado em Educação Social pela Universidade de Santiago de Compostela e Mestre em Cultura de Paz -Conflitos, Educação e Dereitos Humanos- pela Universidad de Córdoba. Atualmente, está a desenvolver sua tese de doutorado sobre a dimensão socioeducativa do movimento agroecológico na Galiza. Seu trabalho se concentra especificamente no estudo da confluência entre os campos da Educação Ambiental, de uma perspectiva sócio-crítica ou ecologista, e a Agroecologia, em sua dimensão sócio-cultural e política, bem como as possíveis sinergias a desenvolver na interface entre os dois campos. Além disso, faz parte do projeto "Resclima"etambém colabora com o projeto "Descarboniza! Que non é pouco..."
Carlos Monteiro CAT vf

Carlos Alberto Monteiro (Cabo Verde)

Licenciado em Biologia Marinha Pesca pela Universidade de Cabo Verde, mestre pela Universidade de Vigo Espanha. Presentemente técnico do Departamento de investigação Haliêutica do IMAR ex-INDP-Instituto. Tem participado em vários projetos de investigação sobre a gestão e exploração dos recursos marinhos de interesse pesqueiro em Cabo Verde. Atualmente é ponto focal de Cabo Verde na ICCAT (Comissão Internacional para a Conservação dos Atuns no Atlântico, e preside ainda o subcomité cientifico da COPACE “Comité das Pescas do Atlântico Centro-Oriental”. Tem participado em vários fóruns e eventos nacionais e internacionais sobre a temática gestão e conservação. Tem animado palestras e encontros com escolas e comunidades piscatórias sobre uso, gestão, conservação e impactos sobre o ambiente.

Foto Francesca CAT

Francesca Werner Ferreira (Brasil)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Vida, da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (desde 1988) e Ambientalista, a partir do trabalho voluntário junto a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural – AIPAN, uma organização não governamental – ONG, com atuação em Ijui e região, desde 1973, na qual participo como coordenadora e responsável pelo projeto “Cultura socioambiental em duas comunidades escolares de Ijui” que integra as Redes Estadual e Brasileira dos Pontos de Culturas. Também atuo como coordenadora do Fórum da Agenda 21- Ijuí, RS e da Assembleia Permanente das Entidades de Meio Ambiente – APEDEMA,RS. Dentre os trabalhos realizados de forma permanente, está a participação em diferentes fóruns de discussão e deliberações sobre as questões socioambientais no Rio Grande do Sul, como por exemplo: Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos - FGCIA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí – CBH Ijuí,  Conselhos Municipais, de Energia e Meio Ambiente - CONSEMA e de Saneamento Básico – CONSABI.

Odair Cardoso comissões de areas de trabalho

Odair Cardoso (Cabo Verde)

Licenciado em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação, no Instituto Politécnico de Setúbal. Trabalhei vários anos como jornalista, em Portugal e depois em Cabo Verde. Atualmente sou coordenador do Departamento de Comunicação da Biosfera, na qual desenvolvemos ações de protecção e a conservação dos ecosistemas marinhos e costeiros em Cabo Verde. Com uma vasta experiência nas áreas de comunicação digital e multimédia, gestão de equipas e marketing digital, também, sou docente UNI-CV, na Escola de Governação e Negócios. 

  

3 - Minicursos

ana laranja

Ana Laranja (Portugal)

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade de Água e doutoranda em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Bolseira do CIIMAR/CMIA de Vila do Conde, coordena várias atividades/palestras de Educação Ambiental, Literacia Oceânica e Comunicação de Ciência. Coordena, realiza e dinamiza exposições de Ciência/Ambiente/Saúde. Promove diversas formações na área da Educação Ambiental, Análise de Águas e Comunicação de Ciência. Já coordenou diversos Estudos de Impacte Ambiental, Avaliação Ambiental Estratégica e Auditorias Ambiental e de Qualidade em Portugal e Angola.

milene

Milene Matos (Portugal)

Licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro (UA) e tem formação complementar em ilustração científica, educação ambiental, ecologia florestal, planos de gestão florestal, gestão florestal sustentável (University of Wageningen), Comunicação de Ciência (University of the West of England), Ciências da Comunicação (University of Amsterdam) e Marketing (IMF International Business School). Tem mais de 15 anos de experiência em monitorização e gestão de vida selvagem. É responsável por diversos projetos educativos para o grande público, tendo o seu trabalho de envolvimento social na conservação da natureza sido premiado nacional e internacionalmente. Mentora e coordenadora de vários projetos internacionais ligados à sustentabilidade, formação e conservação da natureza. Fundadora e gestora da Associação BioLiving. Atualmente coordenadora do Setor de Conservação da Natureza e Educação Ambiental no Município de Lousada. CV completo em www.milenematos.com

Ines rodriges CAT

Inês Rodrigues (Portugal)

Docente de Línguas estrangeiras, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade Porto, mestre em Educação e Formação de Adultos, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na mesma Universidade e possui Doutoramento Internacional em Equidade e Inovação na Educação pela Universidade de Vigo. É National Geographic Educator e Climate Change Teacher, certificada pelas Nações Unidas. É fundadora e presidente da ONGD Educafrica desde 2011.

Tânia Cruz CAT

Tânia Maurício da Cruz (Cabo Verde)

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Técnica Direcção Nacional do Ambiente, Serviço Prevenção e Avaliação Impacte Ambiental. Com uma vasta experiência em Avaliação Impacte Ambiental de Projetos, inspecções Ambientais em Projetos com Estudos impactes Ambientais, Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Planos de Gestão Ambiental.

 

4 - Póster

Augusto Serrano CAT 

Augusto Serrano (Portugal)

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Lusófona desde 2002 e Pós -Graduado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade de Évora desde 2004. Chefe da Divisão de Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente desde 2013.

foto clara justino articulação

Clara Pimentel (Portugal)

Formada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova, e pós-graduada em Regeneração Urbana e Ambiental, pela Universidade Técnica de Lisboa, passou por várias experiências de investigação e consultoria ambiental, até ingressar em 2009, na Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, abrançando finalmente o desafio da Cooperação Internacional, seu objetivo desde que concluiu os estudos. Enquanto técnica da Direção de Cooperação, acompanha os dossiers do Ambiente, Oceanos, e Segurança Alimentar, acompanhando e partipando nos Congressos de Educação Ambiental, desde a III edição.

Sulisa CAT

Sulisa Signo Bom Jesus Quaresma (São Tomé e Príncipe)  

Licenciada em Engenharia Química, com Mestrado em Engenharia Química nas especialidades de Ambiente, Energias e Processos pela Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade Coimbra em 2008. Desde 2011 é docente da Disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade no Instituto Superior de Educação e Comunicação (ISEC) da Universidade Pública de São Tomé e Príncipe. Frequenta uma pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Tropicais pela Universidade de Évora. Atualmente exerce funções como técnica Direção Geral do Ambiente.

 carlos inacio CAT

Carlos Inácio (Cabo Verde)  

Tenho vindo desde 2002 a trabalhar a Educação Ambiental, primeiro enquadrado no programa PFIE (Programa de Formação e Informação Para o Ambiente), e posteriormente também ligado ao projecto GLOBO e o programa Sandwatch. Tenho sido o ponto focal das actividades de Educação Ambiental na Escola de Formação de Professores do Mindelo.

 

 

5 - Apresentação de Livros e Revistas

 

Aldail Borges CAT

Aidil de Carvalho Borges (Cabo Verde)

É Bacharel em Geografia pelo Instituto Superior de Educação (UNI-CV), Praia – Cabo Verde 1989. Licenciada em Educação pelo Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal 1996, MsC. em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León, Espanha/FUNIBER/Brasil – Fundação Universitária Ibero-americano (2005). Frequência de Doutoramento em Educação Ambiental na Universidade Santiago de Compostela (sem conclusão) mas com a primeira fase concluída (parte académica) com sucesso em CENEAM em maio de 2008, Segóvia, Espanha), um programa interuniversitário que incluiu nove universidades espanholas integrado no grupo de estudantes de várias nacionalidades (iberolatino-americanos) do ano letivo 2007/2008.

Veronica Cruz CARTiculaçao 

Veronica Costa Cruz (Cabo Verde)

Licenciada em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, Mestranda em Supervisão Pedagógica e Avaliação, professora na FaED- Mindelo, leciona unidades curriculares ligadas às áreas da Língua Portuguesa e Cabo-verdiana.

 Alcides ramos CAT

Alcides João Ramos (Cabo Verde)

O Prof. Alcides João Ramos tem nacionalidade cabo-verdiana, nasceu a 24/10/64.Na Federação Russa (ex. U.R.S.S.), concluiu o seu Doutoramento Integrado em Filosofia – Especialidade em Filosofia Social no dia 15 de Junho de 2001, com a Tese – “Os Fundamentos Teóricos – Metodológicos das Pesquisas da Cultura Étnica de Cabo Verde” – enquadrado na área de Filosofia Social. Área de interesse: Ética e Espiritualidade.

AnaCrisTavares CAT

Ana Cristina Tavares (Portugal)

Bióloga, diretora-adjunta do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, foi conservadora do Museu da Ciência e docente da mesma Universidade (Departamento de Botânica e Faculdade de Farmácia), onde concluiu Doutoramento em Fisiologia Vegetal, tendo obtido o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica do Porto, Portugal. Além do Diploma Internacional "Educação em Jardins Botânicos" (Kew Gardens, Londres) e a Pós-Graduação "Medicamentos e Produtos de Saúde Baseados em Plantas" (Faculdade de Farmácia UC) possui o “Curso Internacional SCore” (Science Communication for Researchers in Education, pela Universidade de Aveiro) e tem colaborado em Projetos nacionais e internacionais de Biotecnologia de Plantas Aromáticas e de Educação em Ciência.No Jardim Botânico foi responsável pelo Serviço Educativo e investigadora-coordenadora do Projeto Educativo Europeu Inquire, fazendo parte do Grupo Consultivo Nacional, no contexto do programa "Ciência na Sociedade" do 7º Programa-Quadro da União Europeia.A par de artigos científicos é autora de oito livros sobre Ciência, destacando: Plantas aromáticas e medicinais (2008; 2010); A alga que queria ser flor (2013), em cinco edições bi-lingue e premiado pela Casa das Ciências (2016 e 2017); Educação em Jardins Botânicos: 16 anos de experiência (2015); Sessenta minutos no deserto com ... Welwitschia mirabilis (2016; 2017) e O índio que queria conhecer o mundo (2018).

 

 

Boletim Informativo

Agenda

August 2020
S M T W T F S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5