sábado, 19 de setembro de 2020

Comissão de Articulação

 

A Comissão de Articulação do VI Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa está representada pelas seguintes pessoas representantes dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa.

 

 Manuel Faustino c ARTICULAÇÃO

Manuel Faustino  (Cabo Verde)

72 anos de idade, natural de S.Vicente, casado, Médico Psiquiatra, Presidente da Associação para a Solidariedade e Desenvolvimento Zé Moniz, Chefe da Casa Civil do Presidente da Republica, Coordenador Geral da Campanha Menos Álcool Mais Vida, Professor da Universidade Jean Piaget.

Foto AlexandreNRodrigues Articulaçao

Alexandre Nevsky Rodrigues (Cabo Verde)

Engenheiro do Ambiente, formado pela Universidade de Aveiro. A sua vida profissional teve início em 2004. Entrou na Direção Nacional do Ambiente em 2006 como Diretor do Parque Natural do Fogo aonde se manteve até 2016. Durante este período participou e liderou várias comissões locais e nacionais na área do ambiente e ordenamento do território. Participou em 3 artigos científicos relacionados com a geografia humana e vulcanologia bem como na redação de um capítulo de um livro sobre geografia humana publicada pela prestigiosa editora Springer. Desde 2016 desempenha a função de Diretor Nacional do Ambiente.

foto clara justino articulação

Clara Pimentel (Portugal)

Formada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova, e pós-graduada em Regeneração Urbana e Ambiental, pela Universidade Técnica de Lisboa, passou por várias experiências de investigação e consultoria ambiental, até ingressar em 2009, na Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, abrançando finalmente o desafio da Cooperação Internacional, seu objetivo desde que concluiu os estudos. Enquanto técnica da Direção de Cooperação, acompanha os dossiers do Ambiente, Oceanos, e Segurança Alimentar, acompanhando e partipando nos Congressos de Educação Ambiental, desde a III edição. 

Antonio Alves Comissão articulação

António Pedro Alves Lopes (Cabo Verde)

Diplomata de carreira há 27 anos. Coordena a Presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é Ponto Focal de Cooperação da CPLP. Licenciado em História e em Relações Internacionais, Mestre em Relações Internacionais (1994), e em Ciência Política (2012). Doutorando em Políticas Públicas.  Já exerceu funções de Representante Especial da CPLP para a Guiné-Bissau, Assessor Político Diplomático da CPLP, Diretor Geral da Cooperação Internacional, Encarregado de Negócios junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra-Suíça, Encarregado de Negócios junto do Governo Suíço, e junto do Governo Austríaco. Exerceu ainda várias funções de chefia e dirigiu várias missões e equipas negociais.

Foto ODAIR SANTOS comissao articulação

Odair Santos (Cabo Verde)

Formação em Jornalismo, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. Pós-graduação em “Investigação Social Aplicada ao Ensino Superior”, Universidade Lusófona de Cabo Verde / Universidade Oriente, Cuba. Repórter da Televisão de Cabo Verde/ Membro da Rede de Jornalistas para o Ambiente  - REJA. Apresentador do programa de TCV – Sociedade Aberta e Bom Domingo na RCV. Experiência como docente na área de comunicação na  ENG - UNICV / ISCEE / Universidade Lusófona de Cabo Verde / Uni-Piaget –Praia/ Universidade de Santiago - Assomada. Vencedor do primeiro Prémio Nacional de Jornalismo de Televisão – 2013.

Francisco Teixeira comissao de articulaçao

Francisco Teixeira (Portugal)

Diretor do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, desde outubro de 2009. Integra o GT de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que acompanha a cooperação entre as tutelas da Educação e Ambiente. Coordenou GT de desenvolvimento da ENEA-Estratégia Nacional de Educação Ambiental. Chefe da Divisão de Formação Ambiental do IPAMB/Instituto Ambiente entre  96 e 2003. Subdiretor Cadernos de Educação Ambiental (97-2000). Licenciatura em Filosofia (Faculdade de Letras da U Lisboa) e o curso do Magistério Primário (EMP da Guarda/I Politécnico da Guarda). Curso de Alta Direção em Administração Pública e o Diploma de Especialização em Comunicação e Marketing Públicos (INA).

Odair Lopes  Articulação

Odair Lopes (Cabo Verde)

Licenciado em turismo, trabalhou em diversas áreas e em algumas instituições em Cabo Verde. Trabalha hoje na ONG Biosfera, onde iniciou um projeto piloto para qualificação das praias de Cabo Verde com foco na praia de Santa Maria (praia piloto). Hoje integra a equipa da Biosfera na área de Comunicação, encarregado da Educação Ambiental e sensibilização nas escolas e para o público em geral.

 Peter paiva CART

Peter Paiva Pitrez (Portugal)

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, Pós–Graduado em Estratégias e Negociações Internacionais pela Universidade de Brasília, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais e Doutor em Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa. No Brasil trabalhou na ONG United Nations Trade Point de Brasília, prestou assessoria internacional na Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e foi Consultor internacional da Agência Nacional de Transporte Aquaviário. Em Portugal desde 2006, prestou consultadoria para o então Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território, na área da cooperação internacional, com especial destaque nos domínios da biodiversidade e conservação da natureza, biossegurança e desertificação. Atualmente é técnico superior na Divisão de Relações Internacionais da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

 Helionora sousa CART

Elionora Sousa (Cabo Verde)

Diretora Nacional da Educação. Bacharel em Educação de Infância, Magistério Primário de Lisboa no ano de 1987. Licenciatura em Ciências de Educação e Praxes Educativas, na Universidade Jean Piaget 2003. Pós-graduação em Educação Especial pela Escola Superior da Educação de Lisboa em colaboração com a Universidade Pública de Cabo Verde. 

 Ana cristina pires ferreira CArticulaçao

Ana Cristina Pires-Ferreira (Cabo Verde)

Doutora em Ciências da Educação desde 2004, pela Universidade de Caen, Baixa Normandia, França – área de especialização Avaliação de Políticas Educativas. Gestora do Programa de Educação & Desenvolvimento da Pequena Infância no Escritório Conjunto do UNDP, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde. Professora e investigadora em Ciências da Educação na Universidade de Cabo Verde, com publicações nos domínios das políticas de reforma curricular; inovações pedagógicas; memórias escolares, tomada de decisão e gestão do sistema educativo. Autora de dois documentários sobre a história da Educação em Cabo Verde após a independência (https://www.youtube.com/watch?v=kC0gqGdZino; https://www.youtube.com/watch?v=JdL1aKOg3PU). Colaboração em investigação sobre temas como, violência no meio escolar, particularmente a relacionada com o género, inclusão na Educação e inovações pedagógicas, memórias escolares e construção de uma identidade nacional e Educação para o desenvolvimento sustentável.

Boletim Informativo

Agenda

September 2020
S M T W T F S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3